Pão sem sovar e sem forno? Internauta mostra a mais fácil receita de pão Árabe e vídeo faz sucesso no Youtube

Por
em Receitas

O internauta do canal do YouTube 'Nossa cozinha' revelou recentemente, uma receita de Pão Árabe onde não é necessário sovar e nem levar ao forno. Trata-se de uma receita com ingredientes fáceis e um modo de preparo bastante divertido.

Quem nunca desejou experimentar algo diferente, não é mesmo? Agora podemos fazer um pão super saboroso e ainda impressionar nossas visitas ao dizer que aprendemos a fazer um pão delicioso pão árabe.

Assista ao vídeo da receita.

Veja alguns comentários sobre o vídeo:

'Adorei sua receita de pão sírio na frigideira', disse um internauta.
'As entrelinhas das suas explicações são as cerejas do bolo!!! Além da calma, a precisão em cada detalhe do processo realmente me fez sentir segura para debutar no meu primeiro pão árabe...', avaliou outro seguidor.
'Adoro pão pita! Vanderlei a tua receita é realmente muito prática e simples.', comentou outro seguidor.

Ingredientes

  • 3 xícaras + 1 colher de sopa de farinha de trigo (500 g)
  • 1 1/4 de xícara de água (300 ml)
  • 2 colheres de sopa de azeite (30 ml)
  • 5 g de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de sal (10 g)

Modo de preparo

  • Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo, o fermento e o sal. Misture tudo e, em seguida, adicione o azeite e a água. Misture novamente até obter uma massa homogênea.
  • Quando não conseguir mais mexer com a colher, comece a mexer com as mãos. Em seguida, coloque a massa dentro de um saco plástico, certificando-se de retirar todo o ar, e leve à geladeira por 30 minutos.
  • Na mesma vasilha, acrescente um fio de azeite e espalhe-o bem. Coloque a massa na vasilha novamente e cubra-a com um pano, permitindo que descanse por mais trinta minutos.
  • Agora, na mesa, coloque um pouco de farinha de trigo e divida a massa em oito partes. Modele cada uma dessas partes em forma de bolinhas, boleando-as até que fiquem bem lisinhas na parte de baixo. Em seguida, utilizando um rolo de macarrão, abra-as cuidadosamente. Repita esse processo com as demais bolinhas.
  • Após isso, em uma frigideira em fogo médio, comece a colocar as massas. Quando o pão começar a criar bolhas na parte de cima, vire-o para assar o outro lado. Em aproximadamente um minuto, o pão começará a inchar como um balão. Essa etapa é muito importante, pois permitirá que você abra a massa para recheá-la. Depois de inflar bem, gire o pão e pressione-o para liberar todo o ar.

Qual a origem do Pão Árabe?

O pão árabe também conhecido como pita, é uma receita tradicional do Oriente Médio que tem origens muito antigas. Muitos acreditam que o pão árabe foi um dos primeiros tipos de pão que já foram feitos, possivelmente datando de mais de 4.000 anos atrás. Ele é um tipo de pão plano, que é assado em altas temperaturas, geralmente em um forno chamado "tannur" ou "tabun". A alta temperatura faz com que a massa se infle rapidamente, criando uma grande bolha de ar no centro do pão. Quando o pão esfria, essa bolha de ar se achatou, mas a bolsa no meio do pão permanece, tornando-o perfeito para rechear com todos os tipos de deliciosos ingredientes.

Uma curiosidade interessante é que, no Oriente Médio, o pão é muitas vezes usado no lugar de talheres. Por exemplo, é comum rasgar um pedaço de pão e usá-lo para pegar e comer alimentos, em vez de usar um garfo ou uma colher.

Então, para resumir, o pão árabe é um antigo e versátil alimento do Oriente Médio, que é utilizado tanto como um acompanhamento quanto como um utensílio para comer outros pratos. E embora seja conhecido como "pão árabe" ou "pita" no ocidente, esses nomes não são realmente usados no lugar de origem deste pão.

Veja também:

Siga Nossa cozinha nas redes sociais, clicando aqui