Pão nuvem de algodão, rápido, econômico e fofinho: Nova técnica, não precisa sovar

Por
em Receitas

Uma receita incrível de uma internauta do canal Dani Ortiz tem chamado a atenção de milhares de internautas nas redes sociais: o surgimento de um pão fofinho e macio, semelhante a uma nuvem de algodão.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) - 240 ml de água morna
  • 10g de fermento seco biológico (1 pacotinho)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 70 ml de óleo
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 500g de farinha de trigo (em média)

Modo de preparo

Em uma vasilha, adicione água morna e três colheres de sopa bem cheias de açúcar. Em seguida, acrescente o fermento biológico seco e misture bem. Adicione um ovo inteiro, óleo (utilize um óleo de sua preferência, exceto azeite) e uma colher de chá de sal. Aos poucos, vá adicionando farinha de trigo, enquanto bate a massa com uma espátula e depois com as mãos até que ela fique bem soltinha (polvilhe farinha na mesa para que a massa vá desgrudando aos poucos). Deixe a massa descansar por 30 minutos.

Em seguida, passe um desmoldante na forma (para prepará-lo, misture uma colher de farinha, uma de óleo e margarina). Novamente com um pouco de farinha na mesa, coloque a massa do pão e abra-a com um rolo de amassar. Divida a massa em duas partes e coloque-as em uma forma retangular. Comece a enrolar com as mãos mesmo, deixando uma parte ainda aberta, e corte-a em tiras com a espessura de um dedo. Vá colocando as tiras na parte de cima do pão e, em seguida, coloque-o dentro da forma. Pincele uma gema de ovo nos pães e leve ao forno por cerca de 50 minutos a uma temperatura de 180 graus.

Curiosidades

O surgimento do pão é atribuído a uma descoberta acidental há milhares de anos. Acredita-se que a fermentação natural tenha sido descoberta quando grãos de cereais foram deixados de lado e entraram em contato com a água, começando a fermentar espontaneamente. Essa descoberta levou ao desenvolvimento de técnicas de fermentação e panificação, dando origem ao pão que conhecemos hoje.

Existem inúmeras variedades de pães ao redor do mundo, cada uma com características distintas. Desde pães de trigo tradicionais até pães feitos de outros cereais, como centeio, milho e cevada. Além disso, há pães específicos para diferentes ocasiões e culturas, como baguetes francesas, pães de massa azeda, pães recheados, pães sem glúten e muitos outros. A diversidade de pães reflete a riqueza da cultura gastronômica global e a criatividade dos padeiros em todo o mundo.

Para mais receitas como essa acesse Dani Ortiz.