Delícias gaúchas: 11 pratos típicos do Rio Grande do Sul que você precisa provar!

Por Redação Amo Receitas
em Dicas de Culinária

"Churrasco e bom chimarrão", como já dizia a música do grupo gaúcho Os Serranos, é quase como uma marca registrada do Rio Grande do Sul. Entretanto, a culinária gaúcha vai muito além disso.

O Rio Grande do Sul possui uma tradição gastronômica única que combina influências de diferentes culturas para criar pratos deliciosos e repletos de sabor.

Boa parte do estado foi colonizada por imigrantes alemães e italianos, que deixaram marcantes influências na culinária.

Além disso, o Rio Grande do Sul faz fronteira com a Argentina e o Uruguai, o que também influenciou o estado no churrasco.

Com a celebração do "Dia do Gaúcho" em 20 de setembro, decidimos apresentar 11 pratos típicos da região que você não pode deixar de provar.

1. Churrasco gaúcho

Não teria como começar sem citar o churrasco, símbolo da culinária do Rio Grande do Sul.

O churrasco gaúcho é caracterizado pelo uso de cortes de carne, geralmente assados em fogo ou sobre brasas, com a utilização de espetos.

A carne é frequentemente temperada apenas com sal grosso, o que realça o sabor natural.

2. Churrasco de costela, o “costelão”

Além do churrasco tradicional, a costela, chamada de costelão, é uma carne muito apreciada na região.

A diferença para o churrasco convencional é a forma de preparo: geralmente, a carne é assada lentamente na brasa.

Quando digo lentamente, é lentamente mesmo. Dependendo da forma em que o costelão é preparado, pode levar até 12 horas para assar.

A paciência é o ingrediente principal deste prato. Para chegar ao resultado final, é necessário começar o planejamento dias antes.

3. Arroz de Carreteiro

É quase uma tradição: sobrou carne do churrasco? Pica tudo e faz carreteiro.

O prato é feito com carne, arroz e temperos. Apesar da receita original ser feita com carne de charque (carne de gado salgada e seca), é comum utilizar as sobras do churrasco.

A origem do prato é de 1800, quando os carreteiros do Rio Grande do Sul faziam entregas de carne seca em Minas Gerais.

Como a viagem levava semanas, eles misturavam as carnes secas, que não estragam longe da refrigeração, com alguns outros ingredientes, para aproveitar a mesma panela.

É aquela ótima receita para quem não gosta de sujar muita louça.

4. Polenta

Você sabia que a polenta chegou ao Brasil no século 19, quando os imigrantes italianos começaram a desembarcar nas cidades do sul do país?

A polenta é muito apreciada no Rio Grande do Sul. Frita, assada, na chapa, com molho e queijo… são muitas opções deliciosas.

Um fato curioso: para o povo italiano que trabalhava o dia todo na roça, a polenta era uma ótima opção de café da manhã, pois representava uma refeição reforçada. O prato garantia energia suficiente para desempenhar as principais tarefas no campo.

A tradição de comer polenta no café da manhã se mantém até hoje entre muitas famílias do interior.

Nas cidades do Rio Grande do Sul, é comum encontrar os cafés coloniais, que apresentam uma mesa farta com polenta, pães, bolos, queijos, salame, entre outras maravilhas.

5. Sopa de Capeletti

Nos dias frios, nada melhor do que jantar uma sopa de capeletti #SopaÉJantaSim.

Outra influência italiana, esta sopa é feita com capeletti, que é uma massa recheada com carnes ou ricota com ervas.

A origem do nome vem do formato, que, segundo os italianos, parece com os chapéus medievais, os ‘capellos’. Cappeletti significa “pequeno chapéu” em italiano. Criativo, né?

6. Galeto

E aqui vai mais uma influência italiana.

O galeto é um frango, só que mais jovem, assado normalmente na brasa. O melhor acompanhamento para esse prato é uma polenta frita ou assada.

Entretanto, o município de Carazinho/RS criou outro acompanhamento maravilhoso (eu que sou carazinhense sou suspeita pra falar).

O galeto com massa virou o símbolo do município. Tem cidades que são a capital da felicidade, da hospitalidade, da literatura… Carazinho é a capital do galeto com massa.

7. Matambre Recheado

Sabe o rocambole? Matambre recheado é como se fosse um rocambole, só que feito de carne e recheado com diversos ingredientes, como cenoura, bacon e temperos.

O matambre é um pedaço de carne fino e comprido, que está entre a pele e a costela do boi.

8. Salada de Maionese

Feita com batatas, cenouras, ovo cozido e maionese, é uma das melhores opções de acompanhamento para o churrasco.

Também pode ir pepino, milho, maçã… Minha avó diz que a maçã é pra ajudar na digestão da carne. Não pesquisei a veracidade da informação porque todo mundo sabe que sabedoria de avó não se questiona hahaha.

Ah, e a salada de maionese é uma herança dos imigrantes alemães.

9. Xis

Uma das maravilhas do Rio Grande do Sul.

O Xis é uma espécie de sanduíche que leva pão, carne, queijo, presunto, ovo, alface, milho, ervilha, tomate e maionese. O pão é prensado na chapa, que deixa molhado por dentro e com uma casquinha crocante por fora.

Porém o recheio não se limita à carne. O mais comum é o Xis Salada, citado ali em cima. Mas também tem xis coração (feito com coração de frango), Xis de frango, porco, calabresa e onde mais a criatividade do cozinheiro levar.

10. Entrevero

Esse prato também é um sabor de Xis.

O entrevero é uma mistura de carnes e legumes picados, preparado normalmente em um disco arado. É um prato bonitão, além de muito saboroso.

Outro ingrediente popular do prato é o pinhão.

11. Pinhão

O pinhão é a semente das araucárias, espécie de árvore que domina a região Sul do Brasil.

Sabia que existe uma lei que determina o período de colheita do pinhão? Isso é para evitar que a árvore entre em extinção, já que a semente é bem importante para o nascimento de outras árvores…

A colheita é permitida entre abril e julho, o que torna o consumo popular durante o inverno.

Enquanto as pessoas se aquecem no fogão à lenha, colocam vários pinhões na chapa do fogão, até ficar com a casca tostada. Quem não tem fogão à lenha pode comer cozido, que também fica uma delícia.

Após o preparo, vem o maior desafio: abrir o pinhão. Mas o esforço vale a pena.

Mergulhar na culinária do Rio Grande do Sul é uma experiência que vai além do sabor; é uma imersão na história e nas influências culturais que moldaram essa rica gastronomia.

Com esses 11 pratos típicos, você terá uma pequena amostra do que a região tem a oferecer.

Então, da próxima vez que visitar o sul do Brasil, não deixe de provar essas iguarias e descobrir por si mesmo por que a comida gaúcha é tão apaixonante.

Fontes:Jornal NH; Receitinhas; Bela Vista; Nutritex; Saber Hortifruti.

Redação Amo Receitas