Café e chocolate, a dupla perfeita que deixa esse creamcheese maravilhoso

Por
em Dicas de Culinária

Ah, "Katastrofa La Cocina"! Quem poderia imaginar que a combinação de cream cheese com café poderia ser tão divinal? Pois é, este canal do YouTube, liderado por uma talentosa mexicana, provou que é possível unir o melhor dos dois mundos em uma receita deliciosa. No dia 11 de outubro de 2022, um vídeo foi postado e, adivinha? Rapidamente alcançou impressionantes 390 mil visualizações e arrebatou 16 mil likes! Mas o que realmente fez os fãs se apaixonarem não foram apenas os números: foi a paixão e habilidade com que a apresentadora manejou seus ingredientes, transformando-os em uma obra de arte culinária.

Vídeo da receita

Confira alguns comentários sobre o vídeo:

'Parabéns!!! Parece super delicioso e com excelente apresentação. Além disso, muito obrigado por explicar com tanta clareza o seu processo de preparo e por nos dar opções caso não tenhamos ingredientes.', disse um seguidor.
'Adoro a combinação de café com chocolate. Obrigado por compartilhar esta receita. Saudações da Venezuela', comentou uma seguidora da Venezuela.
'Rico Cheesecake... Sem dúvida pode saborear o rico café, bem preparado e com a qualidade das suas mãos minha linda... obrigada.', disse uma seguidora.

Ingredientes

Base

  • 80 a 90 g de Manteiga.
  • 150 g de Biscoitos Maria.

Para o recheio

  • 50g de água (5 colheres de sopa) + 10g de gelatina sem sabor (1 colher de sopa).
  • 70g de leite evaporado ou leite normal (1/4 Xícara + 1 Colher).
  • 7g de Café (2 Colheres de Sopa).
  • 360g de Cream Cheese (2 Sticks).
  • 170g de Leite Condensado (1/2 Xícara + 2 Colheres de Sopa).
  • 1 1/2 colher de chá de essência de baunilha.
  • 350g chantilly ou chantilly. (1 1/2 xícaras),
  • 60g de chocolate meio amargo.

Modo de preparo

  • Começaremos preparando a base. No mixer, triture as bolachas Maria e, após processá-las, transfira-as para uma vasilha. Adicione a manteiga derretida e misture até obter uma consistência de farofa compacta. Distribua essa mistura em uma forma com fundo removível, pressionando bem com uma colher para que fique bem prensada. Leve à geladeira por 30 a 40 minutos.
  • Em uma tigela, combine o leite e o café solúvel, mexendo bem. Em outra tigela menor, adicione a água e a gelatina sem sabor, misturando até que estejam bem integrados. Em seguida, em um recipiente separado, bata o cream cheese até ficar suave. Com a ajuda de um fouet, integre o leite condensado e a essência de baunilha. Após misturar bem, adicione a mistura de leite e café. Antes de adicionar a gelatina, derreta-a no microondas e, em seguida, incorpore-a à mistura.
  • À parte, bata a nata no liquidificador e, depois de bem batida, adicione-a ao creme de café. Em outro recipiente, misture bem esse creme com o chocolate previamente derretido e despeje-o sobre a base de biscoitos, levando à geladeira por 20 minutos. Após esse período, acrescente uma camada do creme de café que você reservou (sem o chocolate) por cima. Finalize levando à geladeira por, no mínimo, 4 horas ou até o dia seguinte.
  • Dica: O tempo na geladeira é crucial para que a sobremesa adquira a consistência ideal!

Sua origem mexicana deu um toque especial à apresentação, e o sabor? Bom, isso você terá que experimentar por si mesmo! Se você ainda não viu esse vídeo, corre lá. E enquanto assiste, talvez até prepare um café para entrar no clima. Porque, convenhamos, quem pode resistir a um cream cheese com um toque de café?

O que é cheesecake?

O cheesecake é uma sobremesa de origem antiga, que evoluiu ao longo do tempo e adquiriu variações em suas receitas e apresentações. Em sua essência, é um bolo à base de queijo, frequentemente do tipo cream cheese, acompanhado por uma base crocante e, em muitas versões, coberto com frutas ou caldas.

Aqui está uma descrição básica de um cheesecake:

  • Base: Tradicionalmente feita de biscoitos triturados (como biscoitos Graham nos EUA ou bolachas Maria em outras partes do mundo) misturados com manteiga derretida. Esta mistura é pressionada no fundo de uma forma, formando uma camada compacta.
  • Recheio: A parte principal do cheesecake é feita principalmente de queijo (geralmente cream cheese, mas também pode ser ricota, mascarpone ou outros queijos cremosos), açúcar, ovos e, frequentemente, um toque de essência de baunilha. Esta mistura é colocada sobre a base de biscoito.
  • Cobertura (opcional): Muitos cheesecakes são adornados com uma cobertura, que pode variar desde uma simples camada de creme azedo adoçado até compotas de frutas, caldas, chocolates ou caramelo.

O cheesecake pode ser assado ou não assado, dependendo da receita. O tipo assado é cozido em forno e, frequentemente, em banho-maria para garantir um cozimento uniforme. Já o tipo não assado é refrigerado até firmar, resultando em uma textura mais suave e cremosa.

Siga Katastrofa La Cocina nas redes sociais, clicando aqui.