Prepare em casa o pão francês quentinho e cheiroso como o da padaria

Por
em Receitas

Ah, o aroma inebriante do pão fresquinho saindo do forno! Quem não quer acordar com essa delícia perfumando a casa? Mas, pão francês em casa? Será que dá certo? "Claro que dá!" É o que diz Armando Felipe, o simpático mestre padeiro do canal do YouTube "Armando Felipe Receitas."

Vamos falar sobre um vídeo específico que está deixando as pessoas com água na boca e as cozinhas cheias de farinha. Já atingiu a incrível marca de 183 mil likes e, acredite, depois de assistir, você vai correr para a cozinha!

Vídeo da receita

Confira alguns comentários sobre o vídeo:

'num dia nós somos jovens,no outro estamos procurando receitas no youtube.', brincou um seguidor.
'Não sou muito de comentar em vídeo, mas fiz essa receita e ficou uma delicia, infelizmente não ficou igual a dele, porque eu não fiquei borrifando água, mas o cheiro da casa ficou igualzinho de padaria.', disse uma segunda.
'Que lindo, era louco pra saber como se faz esse processo de pão de padaria.', comentou um terceiro.

Armando começa com seu sorriso contagiante e uma explicação simples sobre os ingredientes básicos. Farinha, água, sal e fermento. Fácil, né? Mas espera aí, o que faz um pão francês ser "francês"? É a famosa "pestana," aquela rachadura charmosa na casca do pão.

Então, como conseguir esse efeito em casa? Armando nos leva pelo passo a passo da receita e quando chegamos à parte de assar, eis o grande segredo: uma forma com água lá dentro do forno!

Sim, esse truque genial cria vapor dentro do forno, ajudando o pão a abrir a pestana, dando aquele aspecto profissional que todos amamos. Parece mágica, mas é só ciência e uma pitada de criatividade do Armando!

Ingredientes

  • 500g de farinha de trigo
  • 5g de açúcar
  • 10g de fermento seco
  • 10g de sal
  • 1 colher de margarina
  • 350ml de água gelada

Modo de preparo

  • Em uma vasilha, adicione a farinha, o açúcar, o fermento seco e o sal. Mexa bem os ingredientes, adicione a margarina e a água gelada, e sove bem até virar uma massa pegajosa. Polvilhe farinha no fundo, mas cuidado para não deixar a massa dura; caso contrário, ela não vai abrir a pestana. Mexa por cinco minutos e deixe descansar. Depois desse tempo, mexa por mais cinco minutos, deixe descansar novamente e cubra com um pano para não ressecar a massa.
  • Agora vamos para a parte da modelagem. Passe a massa para a mesa e polvilhe farinha sobre ela. Com a ajuda de uma balança, faça cortes para que a massa fique com 90g em cada fatia cortada. Depois disso, passe mais farinha na mesa e abra as massas com ajuda de um rolo. Enrole cada pedaço e repita o processo com os demais. Em uma forma untada com óleo, coloque os pães, e com a ajuda de uma faca ou gilete nova, faça cortes na parte de cima e deixe descansar por dez minutos.
  • Uma dica para o forno é o seguinte: deixe-o pré-aquecido a 270 graus e coloque uma forma de água dentro do forno para que o vapor dê um aspecto melhor ao pão. Agora é só deixar o seu pão assar.

Se você ainda não conhece o canal "Armando Felipe Receitas," dê uma olhada. E se você acha que pão francês só se compra na padaria, prepare-se para mudar de ideia!

E, é claro, não esqueça da forma com água! Afinal, quem não quer abrir a porta do forno e encontrar pães dignos de uma boulangerie francesa? Só não vale comer tudo de uma vez!

É possível utilizar fermento fresco e, em caso afirmativo, em que proporção?

Sim, é possível utilizar fermento fresco na receita de pão francês, substituindo o fermento seco. Geralmente, a proporção é cerca de 2 a 3 vezes a quantidade de fermento fresco em relação ao seco, uma vez que o fermento fresco contém mais umidade e é menos concentrado.

Se a receita pede 1 colher de chá de fermento seco, por exemplo, você pode substituí-la por aproximadamente 2 a 3 colheres de chá de fermento fresco. No entanto, é sempre uma boa ideia conferir a embalagem do fermento fresco para ver se há orientações específicas para a substituição, pois as proporções podem variar ligeiramente dependendo da marca e da forma do fermento.

Siga Armando nas redes sociais, clicando aqui.